ASSET, o novo radar que captura mais de cinco infrações de trânsito

Um novo e avançado radar de velocidade é capaz de identificar mais de cinco tipos diferentes de infrações realizadas pelo mesmo motorista, e poderá ser implementado nas rodovias européias em breve. Além da velocidade, o ASSET (Advanced Safety and Driver Support for Essential Road Transport) consegue detectar se o motorista está usando cinto de segurança ou ainda verificar se o dono do veículo não pagou o IPVA do carro.

O desenvolvimento do ASSET começou em 2008 e estará pronto no final do ano que vem. Ele está atualmente sendo testado no VTT Technical Research Center na Finlândia e poderá sem implementado tanto na maioria dos países da União Européia e também no Reino Unido no início de 2013.

“A intenção principal do sistema é ajudar o controle de tráfego a supervisionar se os motoristas estão seguindo as regras; como usar cintos, punir as altas velocidades e saber se o veículo está mantendo a distancia segura do veículo da frente. Isto será muito benéfico para a segurança nas estradas” disse Matti Kutila, pesquisador chefe na instituição finlandesa.

As autoridades britânicas reconheceram a grande utilidade que o ASSET pode oferecer, mas temem que o sistema vire um dispositivo para apenas aplicar multas. Eles argumentam que muitos incidentes no trânsito não podem ser julgados por um computador.

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário