Gigante Hummer é a antítese dos carros ecológicos


SUV foi sucesso de vendas há dois anos e hoje sofre com a crise do petróleo. GM pôs a marca à venda e fabricantes indianas mostraram interesse.

Enorme 4x4 adaptado de um veículo militar, sedento de gasolina, sinônimo do luxo exibicionista dos novos ricos e rappers, o Hummer, que a General Motors pretende vender, simboliza todos os excessos do automóvel. O Hummer inspirado em um pequeno veículo militar, o "High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle" (veículo com rodas multiuso de alta mobilidade), é também chamado de "Humvee". Muito utilizado durante a Guerra do Golfo e dos Balcãs, o Humvee substituiu os Jeeps nos campos de batalha. A AM Motors, sua primeira fabricante, lançou uma versão civil em 1992, similar ao modelo militar, mas incluindo luxuosos componentes no interior. Um dos primeiros clientes desse veículo desproporcional, rebatizado Hummer H1, foi o governador de Califórnia Arnold Schawrzenegger, que, reza a lenda, teria solicitado especificamente à AM Motors que projetasse uma versão civil depois de ter gostado dos Humvee em seu filme "Um Tira no Jardim de Infância".

A AM Motors vendeu em 1998 a marca à General Motors que o equipou em 2002 com um turbodiesel V8 de 6 litros e lançou o modelo Hummer 2, mais parecido com um veículo esportivo e construído com um chassi Chevrolet. O enorme veículo se tornou muito popular nos Estados Unidos e apareceu em diversos filmes (Jurassic Park entre eles) e em clips de rap. A GM logo lançou o Hummer H3 em 2005, derivado do Chevrolet Colorado, apenas menor. Em maio de 2006, suspendeu a produção do modelo H1, já que não era mais rentável. As vendas do Hummer explodiram, com um pico de 70.000 unidades nos Estados Unidos em 2006, popularizando-se em mais de 30 países. Desde 2002, a GM vendeu mais de 250.000 H2 e H3.

Muito potente (325 a 400 cavalos de força em média), com um peso de cerca de 3 toneladas e muito custosos, os Hummer são também particularmente poluidores, ruidosos e incômodos, o que não impede que seus amantes os utilizem na cidade. A um custo que varia entre US$ 31 mil e US$ 64 mil nos Estados Unidos e de 46 mil a 140 mil euros na Europa, o Hummer consome, segundo a imprensa especializada, de 13 a 25 litros a cada 100 quilômetros e emite de 7 a 10 toneladas de gases causadores do efeito estufa por ano, fazendo dele um dos veículos mais poluentes do mundo. Em meio às críticas dos ecologistas, Arnold Schwarzenegger finalmente desistiu de seus Hummer dois anos atrás. Hoje o veículo é alvo dos defensores do meio ambiente e sua demanda começou a cair. O aumento dos preços da gasolina o tornou claramente impopular nos Estados Unidos: suas vendas caíram 21% em 2007 e 30% nos primeiros quatro meses de 2008.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL598355-9658,00-GIGANTE+HUMMER+E+A+ANTITESE+DOS+CARROS+ECOLOGICOS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário