Carro Voador toma os céus


Invenção da MIT faz seu primeiro voo de teste

Um protótipo do que está a ser publicitado como o primeiro carro prático que voa, foi ao ar pela primeira vez este mês, um marco de um projeto iniciado há quatro anos por alunos do MIT no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica. 

Em 7:40 de 5 de março, o carro alado pegou velocidade em uma pista em Plattsburgh, NY, decolou, voou por 37 segundos e desembarcaram mais embaixo da pista - uma manobra que iria se repetir uma meia dúzia de vezes ao longo dos próximos dois dias. Nos próximos meses, a empresa chamada Woburn Terrafugia, irá testar o avião em uma série de voos cada vez mais longos e uma variedade de manobras para aprender sobre sua movimentação características.

Entusiastas da aviação passaram quase um século a perseguir o sonho de voar um carro, mas o público em geral tende a ver a idéia como uma novidade. Ainda assim, tal poderia ter um veículo de recurso mais prático, agora que a Administração Federal de Aviação foi criou uma nova classe de avião - Light Sport Aeronaves - e uma nova categoria de licença apenas para os pilotos de tais embarcações, incluindo o Terrafugia's de dois-lugares de Transição. 

Phil Meteer o piloto de teste, que estava no seu posto de comando em Plattsburgh, disse que o curto e simples primeiro vôo foi tanto "incrivelmente incrível" e uma importância vital: "Noventa por cento do risco total do programa vinha no primeiro voo, e agora isto já é passado". 

Um coronel aposentado da Força Aérea E.U., Meteer disse que o avião tratou de forma eficiente os testes dos vôos e as possíveis contingências que ele tinha esperado se tornaram irrelevantes. "Você está em um estado super-alerta" durante a primeira decolagem, ele disse, mas como ele viu como suavemente o voo estava indo, ele ficou em um estado de "Wahoo: nada disso está acontecendo!" afirma o coronel com felicidade.

Fonte: MIT - massachusetts institute of technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário