Um novo e avançado radar de velocidade é capaz de identificar mais de cinco tipos diferentes de infrações realizadas pelo mesmo motorista, e poderá ser implementado nas rodovias européias
O desenvolvimento do ASSET começou em 2008 e estará pronto no final do ano que vem. Ele está atualmente sendo testado no VTT Technical Research Center na Finlândia e poderá sem implementado tanto na maioria dos países da União Européia e também no Reino Unido no início de 2013.
“A intenção principal do sistema é ajudar o controle de tráfego a supervisionar se os motoristas estão seguindo as regras; como usar cintos, punir as altas velocidades e saber se o veículo está mantendo a distancia segura do veículo da frente. Isto será muito benéfico para a segurança nas estradas” disse Matti Kutila, pesquisador chefe na instituição finlandesa.
As autoridades britânicas reconheceram a grande utilidade que o ASSET pode oferecer, mas temem que o sistema vire um dispositivo para apenas aplicar multas. Eles argumentam que muitos incidentes no trânsito não podem ser julgados por um computador.
Fonte: CarScoop
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário