Que ajuda a evitar capotagens
A Ford revelou seu novo sistema chamado de “Curve Control Technology” (CCT), que será incorporado no próximo Ford Explorer 2011. Este sistema funciona basicamente para ajudar a prevenir capotagens, o CCT sente quando o motorista faz uma curva muito rapidamente, assim o sistema entre em ação e corta a energia do motor, se o veículo continuar muito rápido o CCT pode ainda intervir acionando os freios para diminuir a velocidade.
Efetivo em pista seca ou molhada, o sistema funciona “mensurando o quão rapidamente o veículo está fazendo a curva e compara com a velocidade que o motorista está virando o volante”. Para fazer isso, o CCT utiliza vários sensores de aceleração espalhados pelo veículo.
Aproximadamente 50.000 acidente ocorrem nos EUA todos os anos devido aos motoristas fazerem curvas muito rapidamente. Para ajudar a reduzir este risco, a Ford irá incorporar o CCT em 90% dos seus modelos crossover, caminhões e linhas SUV até 2015.
De acordo com Sue Cischke, vice presidente de Sustentabilidade, Meio-ambiente e Engenharia Limpa da Ford, “Muitos acidentes acontecem porque os motoristas julgam mal a velocidade em que estão, fazendo curvas muito acentuadas. O novo sistema da Ford CCT, consegue sentir uma situação potencialmente perigosa, reduz a potencia e aciona os freios mais rapidamente do que a maioria dos motoristas poderiam reagir por eles mesmos.”
Confira logo abaixo um vídeo em inglês que demonstra o novo sistema:
Fonte: Worldcarfans
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário