Aprenda métodos simples para não precisar ir tantas vezes ao posto de gasolina
Hoje em dia, economia de combustível é um assunto que não interessa somente a você e seu querido bolso, mas também ao mundo inteiro. Pensando nisso, o governo do EUA lançou um site com dicas e mitos sobre esse assunto, para ajudar aos motoristas daquele país (e todos no mundo que souberem ler em inglês). O endereço, fueleconomy.gov, publicou recentemente uma lista bacana e instrutiva com os 10 principais mitos sobre economia de combustível.
1. É preciso mais combustível para dar partida em um veículo do que deixá-lo em ponto morto (em um congestionamento, por exemplo)
Um motor totalmente aquecido com injeção de combustível gasta menos combustível. No entanto, mesmo em marcha lenta, ele pode consumir até dois litros de gasolina por hora (dependendo do carro, claro). Assim, os especialistas recomendam desligar o motor quando o veículo estiver parado, com a ressalva de que dar a partida com muita freqüência pode danificar o motor de arranque.
2. Substituir o filtro de ar aumenta a eficiência de seu carro
Embora isso fosse verdade para os motores carburados, motores modernos com injeção de combustível são controlados por um software que ajusta a relação ar/combustível. Então, menos ar não vai fazer com que o motor gaste mais combustível. Mas isso pode causar uma perda de desempenho.
3. Aditivos e dispositivos podem melhorar drasticamente a economia de combustível.
"Excluindo as conversões completa que atendem a todas as normas de certificação", diz o site do governo dos EUA," os testes demonstraram que tais dispositivos e aditivos não melhoram a economia de combustível e podem danificar o motor e/ou aumentar as emissões de gases."
4. Carros pequenos consomem menos
Recentes avanços no motor e câmbio têm melhorado a eficiência dos veículos de tamanho padrão. Para 2010, 5 dos 10 veículos mais eficientes eram de médio porte. Naturalmente, o peso do veículo ainda impacta na economia de combustível.
5. O motor precisa ser aquecido antes de você dirigir
Veículos modernos pode ser dirigidos segundos após você dar a partida, embora o motor não deva ser acelerado demais até que atinja a temperatura correta. Além disso, a melhor maneira de aquecer o motor do carro é rodando com ele.
6. Transmissão manual é sempre melhor que a automática
Avanços nas transmissões automáticas melhoraram sua eficiência ao ponto de que a versão automática de um veículo geralmente tem o mesmo consumo da com câmbio manual, aquele que nós brasileiros adoramos, mesmo ficando parados no trânsito das cidades.
7. Conforme o carro fica velho, a economia cai significativamente
Um veículo cuja manutenção é correta pode manter sua eficiência por anos. A EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) teste veículos com cerca de 8000km no odômetro para medir o comportamento dos carros, e não detectou alterações significativas. Os estudos também indicam que veículos com 10 ou até 15 anos, desde que com as revisões em dia, também não sofrem grandes alterações no consumo.
8. Usar combustível aditivado melhora o consumo
Ao menos que seu carro seja especificamente projetado para combustível aditivado ou premium ou apresente falhas com combustível comum, você não terá vantagens abastecendo com o mais caro.De toda forma, consulte seu manual para ver se o motor exige gasolina premium e em que condições (vai que você tem um Porsche, não é?).
9. O índice de consumo da EPA (o equivalente ao Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores no BRasil) são uma garantia de quanto cada carro irá gastar em média
O objetivo primário desses números fornecidos pelo governo e/ou pelas fabricantes é oferecer aos consumidores uma base de comparação da eficiência do carro. Mesmo que os testes simulem condições do mundo real, nenhum teste pode reproduzir os hábitos e condições de trânsito de cada motorista no dia a dia. Além disso, não adianta muito dirigir um carro 1.0 se você corre como um piloto de F1.
10. Dirigir conforme diz o manual do carro gasta mais combustível
Por mais que pareça difícil de seguir, as trocas de marchas e demais dicas de direção nos manuais são pensadas para oferecer o máximo possível de eficiência do motor e segurança para o motorista. No entanto, no dia a dia, é difícil seguir exatamente o manual. Por isso seu carro raramente faz a quantia de km/l apregoada na ficha técnica dele.
Esta história foi publicada originalmente no site Jalopnik GoodyearHD
Fotos: Divulgação
Sobre a dica 1, já li em algum lugar que se o tempo que o carro for ficar parado for maior que 2 minutos, é mais vantagem desligar o carro. Caso contrário, deixe em ponto morto. ;)
ResponderExcluirMeu seu blog é espetacular, show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
ResponderExcluirUm grande abraço e tudo e bom
Ass:Rodrigo Rocha
Nossa ...
ResponderExcluirCada um fala uma coisa! A gebte fica sem saber como economizar de verdade.