Modelo com novos padrões de eficiência e aerodinâmica
A Opel vai levar ao Salão de Genebra um novo protótipo, chamado Flextreme GT/E, cujo propósito é demonstrar como é possível integrar um motor elétrico com extensão de autonomia (E-REV, Extended-Range Electric Vehicle), em veículos de grande ou média dimensão.
Todo o design do Flextreme GT/E é orientado para a eficiência aerodinâmica. A reduzida área frontal, a baixa altura do teto (1308 mm) e as superfícies contínuas da carroçaria e o fundo totalmente "carenado" permitem que o automóvel penetre no ar minimizando a turbulência. As rodas de 21 polegadas de diâmetro são relativamente estreitas, para reduzir a resistência do vento, e estão equipadas com pneus 195/45 de baixa resistência ao rolamento. A seção inferior traseira da carroçaria eleva-se, tipo extrator de ar, para reduzir ainda mais a resistência aerodinâmica.
O protótipo está equipado com o sistema de propulsão E-REV da GM, que irá estrear no novo Opel Ampera. Conta com uma autonomia de 60 km com alimentação através da bateria, que se alarga para mais de 500 km graças ao gerador/motor a gasolina que lhe fornece energia elétrica. Neste modo de funcionamento, o consumo médio de combustível está estimado em 62 km/l, com emissões de CO2 inferiores a 40 g/km. O motor elétrico do sistema de propulsão elétrica gera 37 kgfm de torque instantâneo, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h inferior a 9 segundos.
Fonte: Car Magazine
Fotos: Divulgação
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