Fator que tem dificultado muito a vida dos deficientes visuais no Japão
Devido a falta de ruído dos motores silenciosos dos veículos elétricos, os pedestres no Japão se queixaram, já que acostumados ao barulho do tráfego, sentem insegurança – principalmente ao atravessar a rua – com o "sigilo" dos elétricos.
No Japão os veículos elétricos se proliferaram muito rapidamente causando este tipo de infortúnio. Uma das alegações é de que pessoas cegas dependem de ruídos para nortear sua locomoção, e eles inexistem em veículos híbridos em baixa velocidade e em carros elétricos.
Diante disso, o governo japonês reuniu representantes de montadoras, grupos de deficientes visuais, consumidores e policiais e chegou à conclusão de que uma das soluções possíveis é incentivar a introdução de sistemas de simulação de ruídos nos carros elétricos.
Após esta decisão algumas montadoras já estão se adequando as novas normas. A Lotus foi uma delas, que já lançou um novo equipamento chamado Safe & Sound que utiliza caixas de som para criar barulhos externos de combustão enquanto mantém o habitáculo silencioso.
Fonte: Carro Online
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário