O Pálio elétrico de Itaipu

Modelo elétrico produzido no Brasil

Este é o mais novo Pálio adaptado com tecnologia elétrica, montado aqui no Brasil com peças importadas. Sendo a idéia do projeto obter conhecimento necessários para nacionalizar este automóvel, utilizando peças desenvolvidas em conjunto com seus fornecedores.

Se olharmos para o exterior do veículo, veremos que é igual a um Pálio Weekend normal, mas o seu interior é que se destaca. No painel é possível observar informações sobre a carga de bateria, tensão, temperatura, corrente e logo abaixo podemos ver uma pequena chave seletora que permite acionar o regenerador de frenagem, um dispositivo semelhante ao tão falado KERS aplicado nos bólidos de Fórmula 1 e que recupera a energia gasta nos momentos de frenagem. O câmbio é ligeiramente diferente, possuindo apenas uma marcha, sendo seu manuseio muito simples.

Este Pálio Elétrico possui apenas 20 cavalos de potência, mas é surpreendente o que isso desenvolve. Com quatro pessoas a bordo, este veículo consegue manter velocidades de 80 km/h constantemente sem problemas. Segundo a Fiat, o Palio Weekend Elétrico acelera até 60 km/h partindo da imobilidade em 9s0 e atinge 100 km/h, sua velocidade máxima, em 28s0.

Os engenheiros do Fiat disseram que o veículo consegue percorrer uma distancia de 120km com as baterias cheias, sendo que é possível recarregá-las em qualquer tomada de 220 volts.

Porém este projeto se não tiver incentivos do governo ficará um pouco inviável, já que este Pálio modificado teria um custo de aproximadamente R$ 160.000, ficando difícil de atingir grande parte da população.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário