O carro economiza combustível descendo em ponto morto?

Veja que isso na verdade pode ser muito perigoso

Muitos acreditam que descer ladeiras em ponto morto ocorre uma redução do consumo de combustível, já que teoricamente o motor do veículo estaria mais solto e não gastaria com o freio motor. Porém não é exatamente assim que funciona.

Os veículos que possuem injeção eletrônica já oferecem um sistema de redução de consumo em descida chamado de cut-off, que quando a rotação sobe para cerca de 1.500 a 2.000 rpm o recurso entra em ação e entende que o motor está funcionando por meio de um embalo e não como aceleração, cortando a passagem de combustível.

Mas se você forçar descer com o carro na famosa “banguela” ou ponto-morto, a injeção eletrônica irá entender que o veículo está em marcha-lenta, resultando em um pedido de combustível maior por parte do sistema.

Além de que descer sem estar com a marcha engatada resultará em um gasto muito grande da pastilha do freio, tendo em vista que o único dispositivo que você terá para controlar a velocidade será o freio. Sem dizer na perda de estabilidade, pois o carro engatado fica mais “Preso”, já que todas as marchas possuem algum grau de capacidade de segurar o carro.

Então podemos assegurar que descer em ponto-morto não é correto e sim perigoso! Para ter uma redução eficiente do consumo de combustível é recomendado então o uso de carros com injeção eletrônica e a descida em freio motor.

2 comentários:

  1. Valeu, Gostei da explicação. Tirou minha dúvida. Obrigado.

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  2. coloca a fonta da matéria aí, bonitão:
    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI65232-10337,00.html

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