Veja que isso na verdade pode ser muito perigoso
Muitos acreditam que descer ladeiras em ponto morto ocorre uma redução do consumo de combustível, já que teoricamente o motor do veículo estaria mais solto e não gastaria com o freio motor. Porém não é exatamente assim que funciona.
Os veículos que possuem injeção eletrônica já oferecem um sistema de redução de consumo em descida chamado de cut-off, que quando a rotação sobe para cerca de
Mas se você forçar descer com o carro na famosa “banguela” ou ponto-morto, a injeção eletrônica irá entender que o veículo está em marcha-lenta, resultando em um pedido de combustível maior por parte do sistema.
Além de que descer sem estar com a marcha engatada resultará em um gasto muito grande da pastilha do freio, tendo em vista que o único dispositivo que você terá para controlar a velocidade será o freio. Sem dizer na perda de estabilidade, pois o carro engatado fica mais “Preso”, já que todas as marchas possuem algum grau de capacidade de segurar o carro.
Então podemos assegurar que descer em ponto-morto não é correto e sim perigoso! Para ter uma redução eficiente do consumo de combustível é recomendado então o uso de carros com injeção eletrônica e a descida em freio motor.
Valeu, Gostei da explicação. Tirou minha dúvida. Obrigado.
ResponderExcluircoloca a fonta da matéria aí, bonitão:
ResponderExcluirhttp://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI65232-10337,00.html