Afinal, qual é a diferença de um carro híbrido para um elétrico?

Entenda a diferença dos carros híbridos para os carros elétricos e como é o funcionamento dos seus motores. 

Muitos argumentos vieram quando a Chevrolet anunciou o carro Volt no início de 2007, todos se perguntavam “qual era a diferença entre um carro híbrido e um elétrico?” Existem algumas variações e mitos. Muitas pessoas pensam que carros elétricos são aqueles que ficam ligados somente a uma bateria que se recarrega indefinidamente, bom, de certa forma sim, mas os modelos de carros elétricos que estão sendo fabricados hoje em dia, chamados ER-EVs, são uma junção de carros híbridos com elétricos. Até porque a produção não é tão avançada, já que com a junção dos dois sistemas iria tornar a tecnologia não muito diferente da de agora em termos de produção, ou seja, a tecnologia dos carros ditos elétricos de agora, já existia há muito tempo, só que era muito pouco explorada. Um exemplo disso é o Lohner-Porsche de 1899 que já possuía tecnologia de sistema elétrico. Vejamos então os processos.

Em um carro normal, o motor de combustão produz energia que é diretamente conduzida às rodas e faz o carro andar, havendo no maximo a retenção de pouca parte de energia para dar conta da bateria comum dos carros de 12 volts. Já nos modelos híbridos (não confunda híbridos com carros Flex) os motores de combustão fornecem energia a uma bateria que é carregada, e quando o carro precisar de propulsão elas podem oferecer a energia necessária, sem ter que usar somente a energia do motor. Já nos carros ditos elétricos (como exemplo o Volt), o sistema funciona como uma junção de híbridos com mais eletricidade. Da seguinte maneira, o carro produz energia através do sistema de combustão comum, está energia é conduzida a um gerador que produz eletricidade, essa eletricidade então vai para uma bateria que fica ligada a um motor elétrico de propulsam, que então faz o carro andar. Ok, mas onde então que está a grande vantagem dos carros elétricos? Aha, os novos carros elétricos possuem o famoso e clássico sistema de ligar o carro a uma tomada, que recarrega a bateria de propulsam, dando um rendimento de 64 Km sem ter que rodar o motor de combustão, ou seja, uma gigantesca economia de energia e consequentemente quase nenhum gás poluente é emitido.

Devido as inúmeras transformações de energia, ocorre grandes perdas de energia durante os processos, tudo dependendo da eficiência do gerador. Mas de qualquer forma essas energias que são perdidas, acabam por serem renovadas devido a energia cinética capturada e a eficiência do motor mencionado.

Se um carro elétrico, ER-EV’s, estiver rodando sem estar carregado, ou seja, sem ter tido a bateria ligada à tomada, ele irá consumir quase como um carro normal de combustão sem tecnologia elétrica. Porém se estiver carregado e usando os sistemas de alimentação da bateria para o motor corretamente, a economia será realmente enorme.

 

Fonte: Autobloggreen

Fotos: Divulgação

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