Volkswagen Berlim Taxi Concept

Novo conceito de veículo feito especialmente para a cidade de Berlim

Após o Milano Táxi Concept, o Berlim Táxi Concept é segunda proposta da Volkswagen de um táxi elétrico produzido em massa. O design é inspirado no histórico Samba Bus da década de 50 e apresenta uma abertura de porta deslizante para fácil acesso e telas touchscreen.

Apresentado pela Fundação Volkswagen para o evento “National Platform for Electric Mobility”, o táxi segue o mesmo conceito do Milano Táxi Concept apresentado no Hanover Trade Show. O protótipo é a proposta para uma nova geração de táxis que poderiam ser usados em todas as áreas metropolitanas do mundo. O Berlim Táxi Concept é alimentado por um motor de 85 kW elétrico acoplado com uma bateria de lítio integrada nas partes inferiores, que permitem o veículo atingir uma velocidade máxima de 120 km/h e obter uma autonomia de até 300 km.

A equipe de design decidiu que uma porta grande oferece muito mais para um táxi, e isso teve uma influência crucial na concepção técnica e visual do veículo antes mesmo que o primeiro desenho a caneta fosse feito. A maneira mais segura para os passageiros entrem e saírem de um táxi no tráfego da cidade é pelo lado da calçada. E é por isso que a equipe desenvolveu o modelo com apenas uma única porta de correr que abre para frente do lado do passageiro.

O Táxi Berlim tem 1,60 metros de altura, 3,73 metros de comprimento e 1,66 metros de largura. Similar em estilo ao Samba Bus Volkswagen da década de 1950, as áreas de cobertura externa são projetadas para ser transparente (como parte das portas da frente e na traseira direita). Esta característica de design único possibilita que os passageiros a bordo do táxi apreciem uma nova perspectiva de visão da arquitetura da cidade.

Fonte: CarBodyDesign

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário