Dicas de como comprar um carro!

Veja as vantagens e desvantagens de comprar um carro em uma concessionária ou de um dono individual, aprenda dicas para não comprar um veículo com problemas!

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que se deve fazer e como fazer para comprar um carro, muitos não sabem se realmente é melhor comprar um veículo usado ou um zero, muitos conhecimentos e malandragens podem ser usados tanto para comprar carros como para vendê-los. Se você nunca comprou um carro antes e está pretendo fazer isso agora, este artigo lhe dirá tudo que você precisa saber, além de mostrar pontos positivos e negativos de se comprar um carro em uma concessionária ou de um dono individual. Fique a vontade para comentar e acrescentar detalhes a nossa lista, ou contar alguma experiência própria que ocorreu na compra de um veículo.

Benefícios de Comprar um Carro Usado:

Evitar Depreciação: É comumente sabido que quando um carro novo “zero” sai da loja, ele imediatamente já perde valor e deprecia. Nos primeiros dois anos de vida de um veículo novo seu preço pode desvalorizar em 30% do valor original. E se você resolver vender o seu novo carro alguns anos depois de tê-lo comprado, você certamente perderá mais dinheiro na revenda do que se tivesse comprado um usado.

Preço: Se a depreciação é seu inimigo quando você compra um veículo novo, definitivamente ela é sua melhor amiga se você estiver comprando um veículo usado. Não há muita diferença em relação à mecânica e uso físico do carro em se comprar um veículo de dois anos de uso ou um novo, basicamente você está pagando um valor 30% mais caro só por ser a primeira pessoa a usar o veículo. Carro não é papel higiênico!

Você certamente economizará mais dinheiro se decidir comprar carros antigos que já possuem muitos quilômetros rodados. Com pouco dinheiro você pode comprar carros que estão em pleno funcionamento e com perfeita mecânica, tudo pelo fato deles já estarem muito rodados e seu preço cair verticalmente.

Grande Seleção: Tendo em vista que os veículos usados são mais baratos que carros novos, você efetivamente abre a seleção de veículos que você pode comprar. Invés de ser apenas um sonho, carros de luxo e veículos esportivos entram no reino das possibilidades. Se você procurar, certamente encontrará carros interessantes e exóticos a preços baratos.

Economize Dinheiro no Seguro: Em alguns países os veículos usados conseguem um valor bem abaixo dos veículos novos em planos de seguros. Tendo em vista que em caso de danos, as peças de veículos usados podem ser mais baratas e mais comuns de encontrar que de carros novos que normalmente precisam ser encomendadas da fábrica.

Comprar um Carro de um Dono Individual ou em uma Concessionária?

Quando você vai comprar um veículo usado, você tem duas possibilidades: um dono individual ou uma loja de concessionária. Os dois tem vantagens e desvantagens.

Vantagens do Dono Individual

Grandes Negócios: Quando você compra um veículo de uma pessoa que colocou um anuncio no jornal ou no Webmotors.com, você certamente encontrará bons negócios. Você pode encontrar um veículo usado sendo vendido por uma senhora que apenas usava o carro para ir à igreja e a mercearia. O carro pode cheirar como naftalina, mas você vai desfrutar o doce aroma do dinheiro guardado.

Negociações Menos Intimidantes: As negociações podem ser menos intimidantes já que você está negociando com uma pessoa qualquer e não com um vendedor treinando que precisa levar a sua oferta a um misterioso chefe escondido no fundo da loja para aprová-la. Quando você compra um veículo em uma concessionária normalmente eles tentam incluir tudo como item adicional, como bancos de couro, rádio, vidros elétricos, etc. Mas se você está negociando com um dono individual, ele só quer vender para você o carro e nada mais. Torna a experiência menos irritante e mais barata.

Desvantagens do Dono Individual

Complicações e Negociações Chatas: Os donos individuais tendem a ser mais apegados a seus veículos que os vendedores de lojas. Para eles, a venda não é de apenas um produto, mas sim de uma memória. Com este tipo de dono pode ser difícil de negociar. Eles irão encher a bola do carro na negociação, somente porque o veículo era adorado pelo avô, e eles odiariam ver o carro nas mãos da “pessoa errada”.

Sem Proteção ao Consumidor: Vendas privadas normalmente não são cobertas pelas garantidas legais do consumidor. Sendo apenas as garantias morais mantidas pelos dois negociantes que irão proteger um dos lados se o veículo não for aquilo tudo que parece. Quando você compra um veículo de um dono individual, você está comprando “o carro” do jeito que ele é, se por algum motivo o veículo começar a apresentar defeitos, este será um problema seu e o vendedor não precisa se incomodar em arrumar isso.

Vantagem das Concessionárias

Veículos Revisados Antes de Serem Colocados a Venda: Normalmente é necessário que as concessionárias façam uma revisão completa dos veículos antes de poderem revendê-los. Isso com certeza da uma maior confiança ao comprar e é um fator que ajudará a não comprar veículos que possuam um problema grande. Comprando de uma concessionária você estará protegido pela lei e certamente terá direito as garantias do consumidor.

Serviços Extras: As concessionárias oferecem muitas vezes serviços extras que donos individuais às vezes não podem oferecer. Como por exemplo, oferecer um “test drive”, ou trocas de óleo gratuito ou ainda dar descontos em serviços de revisões mecânicas futuras.

Negociações mais fáceis (às vezes): A negociação com um vendedor de concessionária pode ser muito mais rápida e prática, já que para eles o veículo é apenas mais um negócio e outro produto. Assim você pode evitar o lado emocional típico das negociações com donos individuais.

Financiamento: Se você não tem toda a grana na mão para comprar um carro usado, uma concessionária às vezes pode oferecer um serviço de financiamento para ajudá-lo a comprar. E com o jeito que vai a economia, algumas montadoras de carro e concessionárias estão oferecendo bons preços se você resolver financiar.

Desvantagens das Concessionárias

Preços Altos: Os preços dos veículos das concessionárias tendem a ser mais altos do que comprar de um dono individual. Porém, sempre é possível tentar negociar.

Muita Pressão na Negociação: Uma negociação com um vendedor de carro profissional pode ser muito mais pressionada do que com um dono individual. Vender é o que esses caras fazem para ganhar a vida. Eles sabem todos os truques e irão usar todos contra você sem hesitar. Quando você pisar na concessionária, faça cara de bravo e preparasse para jogar duro.

Incrementar a Venda: Os vendedores de concessionárias tendem empurrar para você todo tipo de serviço adicional para aumentar a venda. Eles oferecem garantia estendia que custará mais ou dizem que você precisa do último sistema de som estéreo para seu carro. Se você não for cauteloso, você poderá pagar R$1.000 a mais do que o valor original, tudo por causa dos produtos adicionais. No entanto, você pode usar esses incrementos adicionais para pressionar o vendedor, dizendo que somente irá aceitar tal item adicional se ele der algum desconto no valor total do veículo.

Financiamento: Os financiamentos aparecem tanto no lado das vantagens como nas desvantagens. Quando você financia um carro usado, você pode acabar pagando muito a mais do que se você tivesse pagado a vista. Concessionárias que financiam diretamente para o comprador normalmente querem esse dinheiro extra, então eles muitas vezes pressionam os compradores a fazerem financiamento. Economize dinheiro, pague a vista!

Como Inspecionar um Veículo Usado

Ok! Então você escolheu comprar um veículo usado que você gostou e que está dentro da sua faixa de preço, você precisa inspecionar ele para saber se não está comprando um abacaxi. Isto é de extrema importância se você estiver comprando de um dono individual. A melhor maneira é levar o veículo até um mecânico de sua confiança e pedir para ele dar uma olhada para ver se encontra defeitos. Se você não tem um mecânico em mãos, isto é o que você precisa saber para inspecionar o carro por você mesmo:

Documentação do Veículo: É importante saber o que se está comprando, ter as informações de quantos donos o veículo já teve ou se houve alguma batida mais grave, são atributos importantes para poder avaliar se o carro é tudo aquilo que parece ser. Aconteceu um fato em São Paulo exatamente sobre isso que serve como exemplo, um empresário paulista alguns anos atrás comprou uma Ferrari F430 em uma revenda autorizada da própria Ferrari, o veículo parecia em perfeitas condições, porém aquele mesmo veículo já tinha sido envolvido em um acidente alguns meses antes do empresários comprar, e a revendedora da Ferrari simplesmente omitiu o caso. Ou seja, a Ferrari teve os pára-choques trocados, faróis e rodas, além de que um veículo esportivo depois de batido nunca volta a ser o mesmo. É sempre bom tentar pesquisar sobre a vida passada do veículo antes de comprá-lo.

Antes de ligar o carro, faça estas inspeções iniciais:

Olha Embaixo do Veículo e Procure Por Ferrugem: Um carro usado que esteja com sua parte de baixo enferrujada pode ser um problema. Mesmo que possa ser arrumada, isso pode lhe custar caro e ser demorado. Escolha um outro carro.

Confira os Pneus e as Rodas: Procure até pelo desgaste dos pneus. O desgaste irregular na frente pode significar que as rodas ou suspensão estão fora de alinhamento.

Inspecione o Exterior: Procure por pinturas recentes, o que pode ser um indicativo de uma batida. Você pode detectar às vezes se houve pintura recente vendo se há resquício de spray na moldura das janelas. Toque ao longo das áreas repintadas e tente escutar uma mudança no tom, que pode revelar um ponto de remendo.

Confira o Interior: Você não quer um carro usado que foi despedaçado por dentro. Ao inspecionar o interior, verifique o hodômetro. Se ele diz que o veículo percorreu poucas distancias, mas a aparência indica que o carro foi até o inferno e voltou, alguma coisa deve estar errada.

Olhe Dentro do Capô: Se você ver porcas e parafusos espanados ou arredondados, pode ser um indicativo de que houve um trabalho de reparação de má qualidade. Procure olhar também se as velas do veículo são novas, isso pode indicar que o carro passou por uma manutenção recentemente. Isso é uma coisa boa.

Chute um Pneu: Apenas por ser clichê

Test Drive

Teste o Carro Frio: Um motor recém ligado indica muito mais coisa que um já aquecido.

Planeje a Sua Rota: Você deve testar o veículo em uma rota similar a que você usa no seu dia-a-dia. Procure também testar o veículo em diferentes tipos de inclinações e ruas, pegando morros inclinados e rodovias de transito rápido para ver o desempenho.

Vire a Chave: O carro ligou rapidamente? O motor faz algum barulho esquisito enquanto liga? Você precisa girar a chave varias vezes para ligar o carro?

Confira os Controles: Teste o limpador, luzes, rádio, e os controladores de ar condicionado. Não deve haver qualquer queda de desempenho do motor quando você ligar o A / C.

Confira a Transmissão: Se o carro tiver transmissão automática, ele não deverá fazer barulho ou sofrer hesitação na hora de trocar as marchas. Uma transmissão manual deverá ter uma passada suave. Se você ouvir algum barulho isto pode significar que os sincronizadores estão ruins. Além disso, verifique a embreagem de uma transmissão manual, subindo uma ladeira em uma marcha maior do que o normal, como terceira ou quarta marcha. Se o motor é bom, o RPM irá diminuir e quase parar. Se o motor é ruim, o motor irá forçar a vontade, mas não vai a lugar nenhum.

Confira os Freios: Procure uma rua sem trafego e acelere até uns 80 km/h. Pise no freio fortemente. Se o carro jogar para algum lado, isto pode significar que o veículo pode estar com alguma parte do sistema de freios solto, ou não há fluido hidráulico suficiente. Além disso, se você sente uma trepidação quando você freia, isso pode significar que os freios estão empenados. O freio de pedal deve também ser firme quando você pressiona para baixo sobre ele. Se o freio desce leve todo o caminho até o chão, pode ser necessário substituir o cilindro principal.

Confira o Alinhamento: Enquanto estiver dirigindo, tire suas mãos do volante por alguns segundos e veja se o carro tende para alguma direção. Se sim, o veículo deve estar com problemas no alinhamento dianteiro.

Veja se há Fumaça: Você vai precisar de um amigo para este teste. Durante a condução em plena velocidade, tire o pé do acelerador completamente durante alguns segundos, e depois o coloque de novo. Se você ver uma nuvem de fumaça azul, significa que está queimando óleo e o carro tem problemas de motor interno que pode exigir uma revisão do motor.

Leve o Carro a uma Estrada Esburacada: Confira como o carro responde aos solavancos. Se você sentir muito os solavancos, os amortecedores já estão provavelmente muito usados.

Ouça com Atenção: Se você ouvir barulhos estranhos no decorrer do Test Drive, isto pode ser um problema no motor. Provavelmente pode ser concertado, mas porque perder tempo e dinheiro?

Esses foram alguns conselhos e dicas que podem ser usadas na hora de comprar um veículo, claro que muitas eu devo ter deixado de comentar. É ai que você entra. Quais outras dicas e estratégias você tem para comprar um veículo? Compartilhe seu conselho nos comentários.

Este artigo foi inspirado em uma postagem do site artofmanliness.com

3 comentários:

  1. detalhes como "Além disso, se você sente uma trepidação quando você freia" que pode arruinar a vida de alguem escolhendo um carro novo pos por exemplo veiculos com freios com sistema ABS o pedal trepida quando ele entra em ação ou "Não deve haver qualquer queda de desempenho do motor quando você ligar o A / C"qualquer carro perde desempenho com o ar condicionado ligado ,pois o mesmo quando acionado gera um peso sobre a coreia do motor quando arma o compressor fazendo o motor perder rendimento , mesmo sendo o minimo mas perde.entre outros erros comuns a matéria foi bem legal

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  2. Gostei muito das dicas citadas aqui neste site, vale lembrar que um bom negócio indica noites bem dormidas e uma consciência bastante limpa .VALEU!!! KKK...$$$$$$$$

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  3. Éssa ferrari eu conheço...
    Era do viadinho do João Raiza jr.
    bateu na Av bandeirantes proximpo a quadra da Barroca zona Sul...
    Não fico nem um pouco surpreso dele ter reformado a culhão e vendido para algum trouxa.

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