Vírus consegue criar bateria de lítio mais eficiente

O que faz você ficar gripado também poderá fazer você ouvir três vezes mais tempo o seu Ipod 

Cientistas conseguiram ensinar vírus a obedecer a funções e criar bateria mais eficiente. De acordo com os pesquisadores, o vírus M13 conseguiu construir uma concha de fosfato de ferro, amarra-la a um nanotubo de carbono e assim criar um poderoso eletrodo.

Sendo que este eletrodo poderia criar sistemas de armazenamento de memória de MP3 Players ou celulares mais eficientes e potentes, sendo mais ecologicamente corretos que os eletrodos utilizados atualmente.

“Ele oferece a mesma energia e o mesmo desempenho que as mais avançadas baterias disponíveis hoje no mercado”, diz a cientista Angela Belcher do instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Poderíamos fazer um iPod funcionar por cerca de três vezes mais tempo do que possibilitam as baterias convencionais desse aparelho. “No futuro esse eletrodo poderia ser utilizado em carros, inclusive”, ela esclarece.

A tecnologia é totalmente orgânica e “verde” já que é fabricada por organismos vivos, os vírus: “Organismos estão criando os materiais de que precisamos, não há como não respeitá-los”, ela comentou.

Os vírus a princípio foram desenvolvidos para construírem uma casca de fosfato de ferro amorfa, que normalmente é mal condutor elétrico. Porém se nanoreduzidos, eles oferecem um material perfeito para as baterias.

Sendo as baterias de lítio leves e poderosas, elas não conseguem liberar elétrons tão rapidamente quanto os vírus criados.

Fonte: MIT / Infoplantão

Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. A tecnologia ta indo rápido mesmo.. quem diria que um vírus iria ser capaz de uma coisa dessa

    ResponderExcluir