Nissan revela Frontier e Pathfinder 2010

Os dois modelos que poderão vir para o Brasil

Uma das novidades da Nissan para o Salão de Genebra (4 a 14 de março) é a linha 2010 do utilitário Pathfinder e a picape Navara, conhecida no Brasil como Frontier. Sem grandes modificações visuais, ambos os veículos contam com novos jogos de roda de liga leve aro 16” e painel reformulado. Outra novidade está no motor 2.5 turbodiesel, cuja potência subiu de 174 cv para 190 cv.

Falando mais sobre a cabine dos carros, o destaque fica por conta da tela de LCD no centro do console, que compreende as funções de navegador GPS, controle de áudio e computador de bordo. Outra alteração é o acabamento em volta da alavanca do câmbio, na versão automática, que recebeu moldura cromada.

Ainda segundo informe da Nissan, o motor 2.5, além de mais potente, ficou também mais econômico no consumo de combustível. De acordo com a marca, o modelo renovado roda em média 11,9 km/l, ante os 10,2 km/l da linha atual. Há também, no exterior, a opção do bloco 3.0 V6 TDI de 240 cv, porém, este não sofreu alterações.

Conforme indica a fabricante japonesa, o Pathfinder e Frontier atualizados chegam às revendas européias logo após o evento suíço. No Brasil, a chegada dos veículos renovados ainda não foi confirmada pela empresa japonesa.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Protótipo Opel Flextreme GT/E

Modelo com novos padrões de eficiência e aerodinâmica

A Opel vai levar ao Salão de Genebra um novo protótipo, chamado Flextreme GT/E, cujo propósito é demonstrar como é possível integrar um motor elétrico com extensão de autonomia (E-REV, Extended-Range Electric Vehicle), em veículos de grande ou média dimensão.

Todo o design do Flextreme GT/E é orientado para a eficiência aerodinâmica. A reduzida área frontal, a baixa altura do teto (1308 mm) e as superfícies contínuas da carroçaria e o fundo totalmente "carenado" permitem que o automóvel penetre no ar minimizando a turbulência. As rodas de 21 polegadas de diâmetro são relativamente estreitas, para reduzir a resistência do vento, e estão equipadas com pneus 195/45 de baixa resistência ao rolamento. A seção inferior traseira da carroçaria eleva-se, tipo extrator de ar, para reduzir ainda mais a resistência aerodinâmica.

O protótipo está equipado com o sistema de propulsão E-REV da GM, que irá estrear no novo Opel Ampera. Conta com uma autonomia de 60 km com alimentação através da bateria, que se alarga para mais de 500 km graças ao gerador/motor a gasolina que lhe fornece energia elétrica. Neste modo de funcionamento, o consumo médio de combustível está estimado em 62 km/l, com emissões de CO2 inferiores a 40 g/km. O motor elétrico do sistema de propulsão elétrica gera 37 kgfm de torque instantâneo, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h inferior a 9 segundos.

Fonte: Car Magazine

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Nissan Juke Crossover

Marcado para ser lançado em março

Enquanto a Nissan insiste em trazer para o Brasil projetos feitos especialmente para países emergentes, sem muita inovação em termos de design, a montadora japonesa age de outra forma no exterior. E prova, por lá, que sabe identificar o mercado e que tem habilidade e criatividade suficientes para produzir modelos bem resolvidos e atraentes. É o caso do crossover compacto Juke, que tem sua estréia marcada para o Salão de Genebra -- que começa em 4 de março -- e chega às revendas européias em outubro.

Com 4,13 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,53 m de entre-eixos, o Juke utiliza a plataforma B do Grupo Renault-Nissan, a mesma já usada pelo hatch médio Tiida e pelo novo Clio europeu. Pronto para brigar no nicho de "crossovers de estilo", o modelo enfrenta rivais como o Kia Soul, o Fiat Sedici, o Suzuki SX4 e o novo Citroën C3 Picasso.

Ao reunir características de um crossover com uma pitada esportiva, o Juke consegue conciliar duas "doutrinas" da Nissan, que tem uma conhecida vocação para veículos 4x4 mas também é especialista em esportivos, o que pode ser conferido em modelos como 370Z e GT-R. Fabricado na planta de Sunderland, no Reino Unido -- onde o crossover Qashqai é produzido -- e desenvolvido pelo centro de design da marca em conjunto com a matriz japonesa, o Juke chama a atenção pelo desenho futurista e linhas ainda pouco conhecidas e exploradas, vindas do conceito Qazana, mostrado no último motorshow suíço, em 2009.

A começar pela parte dianteira, chamam a atenção os faróis triangulares que surgem das pontas do capô, que se assemelham a olhos de gato, projetados para fora. A grade dianteira que ostenta o símbolo da Nissan forma uma espécie de sorriso, e é espremida nas extremidades por generosos faróis auxiliares redondos. No spoiler encontram-se ainda os faróis de neblina, que são separados por três entradas de ar redondas. Nas laterais, o visual robusto é percebido por conta dos para-lamas parrudos. O vinco das caixas de rodas invade as portas, bem marcadas também por saliências em suas bases.

Mas a parte traseira do Juke também tem seus atrativos. As lanternas, com contornos irregulares que lembram o desenho de um bumerangue, são inspiradas nas do esportivo 370Z. Na parte interna, o console central, segundo a própria marca, imita um tanque de combustível de motocicleta. Pintada da cor do veículo, a peça oferece três porta-copos. No painel central, o Juke exibe uma tela touchscreen de LCD que abriga as funções de navegação. O quadro de instrumentos é bastante enxuto, com gráficos de fácil leitura.

E para tirar tantas linhas incríveis da inércia, a Nissan anunciou três opções de unidades de força. A primeira delas é um 1,6 litro a gasolina, que consegue alcançar 116 cv de potência e torque de 16,9 kgfm, assistido por uma caixa manual de cinco velocidades, ou ainda uma transmissão continuamente variável (CVT).

O segundo propulsor é um 1,6 litro turbo com injeção direta, 190 cv de potência e 25,0 kgfm de torque, também acoplado a um câmbio CVT. A terceira opção de motorização é a 1,5 litro turbo-diesel e 110 cv, com 25 kgfm de torque, associado a uma transmissão manual de seis marchas.

Fonte: UOL Carros

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Novo Ford Edge modelo 2011

Com um novo design modernizado

O Ford Edge está de cara nova. Apresentado nesta quarta-feira (10), o modelo na linha 2011 estreará em junho nos Estados Unidos com fortes mudanças visuais. Além disso, a fabricante também atualizou os motores V6 oferecidos no crossover, que agora estão mais potentes e até 15% mais eficientes, segundo comunicado da empresa. A filial da montadora no Brasil ainda não divulga se o carro renovado será importado.

As mudanças mais expressivas no visual do Edge estão na parte frontal. Na linha atualizada, o carro possui faróis com leds e grade cromada redesenhados, enquanto atrás o veículo exibe novas lanternas e um filete cromado no meio da porta do bagageiro com o logotipo da Ford estampado no centro. A reestilização também vale para as rodas aro 18″, disponíveis em três opções diferentes. A versão Sport vem de série com um conjunto especial aro 22”.

Por dentro do Edge 2011 também houve mudanças. Em relação à linha anterior, o modelo renovado tem painel revisto, com comando mais modernos e acabamento superior, o volante não é mais o mesmo usado no Fusion e as saídas de ar deixaram a posição horizontal para agora soprar na vertical. Além disso, o carrão tem novo quadro de instrumentos e atualizações no sistema de entretenimento SYNC, capaz de armazenar até 8 GB de dados.

Na parte mecânica, a novidade é o aumento da força dos motores V6 e a introdução do motor 2.0 EcoBoost à linha. Na versão 3.5 V6 (modelo à venda Brasil), a potência subiu de 269 cv para 285 cv. O bloco 3.7, disponível somente no modelo Sport, passa a gerar 305 cv. Detalhes sobre o propulsor de menor cilindrada ainda não foram divulgados pela Ford.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Nissan comemora 40 anos do 370Z

Lançando mais um veículo exclusivo “Black Edition”

Para celebrar as quatro décadas da série Z, iniciada pela extinta Datsun e hoje comandada pela Nissan, a fabricante japonesa lançou a série Black Edition do 370Z. Anunciado pela empresa no Salão de Chicago, em 2009, o esportivo de tiragem limitada em sugestivas 370 unidades será apresentado ao público no Salão de Genebra, em março deste ano. Suas vendas na Europa começam logo em seguida ao evento suíço ao preço de £ 33.645 (cerca de R$ 99.000, sem taxas de importação e impostos brasileiros).

O 370Z Black Edition vem pintado somente na cor Quartz Dark Grey (cinza escuro quartzo). O modelo comemorativo também vem com rodas aro 19” escurecidas, pinças de freio pintadas de vermelho e logotipo da linha na parte traseira. Já o interior da máquina vem customizado com bancos e parte interna das portas revestidos de couro vermelho. Os itens da série contemplam somente a versão cupê do esportivo.

Debaixo do capô nenhuma mudança. Por lá continua o mesmo motor 3.7 V6, que segundo a Nissan gera 336 cv e 37 kgfm de torque. Tais números, ainda segundo informações da fabricante, levam o carro a acelerar de 0 a 100 km/h em 5s9 e atingir a velocidade máxima de 250 km/h.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Porsche 911 Turbo S

Novo modelo com muito mais potência

Para quem acha que os “poucos” 500 cv do Porsche 911 Turbo não bastam, a fabricante de Stuttgart apresentou nesta segunda-feira (8) a versão “S” da série. Segundo a marca, o modelo ainda mais endiabrado da linha extrai 530 cv de seu motor 3.8 6 cilindros boxer com turbocompressor de geometria variável. A nova máquina será um dos destaques da empresa para o Salão de Genebra, em março deste ano.

Segundo a Porsche, a potência extra vem de ajustes específicos no sistema de injeção direta de combustível e aumento na pressão do turbo. Com as alterações, a marca também afirma que o torque foi elevado para 71 kgfm, 5 kfgm a mais que o 911 Turbo “comportado”. Tais números, de acordo com a fabricante, permite ao Turbo S acelerar de 0 a 100 km/h em 3s3 e atingir a velocidade máxima de 315 km/h. Já seu consumo de gasolina gira em torno dos 8 km/l, informa a empresa.

Para aproveitar ao máximo toda potência gerada pelo propulsor, o carro vem somente com câmbio PDK de 7 marchas e dupla embreagem. Outro recurso é o sistema Launch Control, que auxilia o motorista a extrair o melhor do veículo em arrancadas. E não é só isso. O 911 Turbo S 2010 também possui tração integral permanente.

Disponível em dois “sabores” – Coupe e Cabriolet – o superesportivo chega às revendas européias em maio com preços tabelados de €173.241 (R$ 445.000, sem taxas de importação e impostos brasileiros) na versão com capota fixa e €184.546 (R$ 474.000) no modelo conversível.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Vídeo: Renault Megane CC

Modelo que será lançado mês que vem

Este é o último vídeo feito pela Renault, no qual mostra como o novo Megane 2010 CC se transforma de um coupe em um conversível. Assim como o modelo anterior, o Megane CC possui um teto de vidro retrátil que desaparece na transformação.

O novo CC, o qual será lançado oficialmente no próximo Salão de Genebra em Março, possui um novo sistema elétrico de direção, opção de escolha entre sete motores a gasolina e a diesel, assim como o novo Renault EDC dual clutch transmissão automática que será oferecido em alguns modelos como opção adicional. Confira logo abaixo o vídeo de apresentação do modelo:

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Ford Figo começa a ser produzido na Índia

O modelo será apresentado no Salão de São Paulo em outubro

A Ford Motor Company anunciou nesta sexta-feira (5) o começo da produção do Figo em Chennai, na Índia. Desenvolvido para substituir o Fiesta em países emergentes, o modelo tem a missão de rivalizar com os modelos Suzuki Maruti e Hyundai i20, primeiro e segundo colocado no mercado automobilístico do país. Segundo a companhia, a linha de montagem do veículo tem capacidade de produzir 200.000 unidades do carro por ano.

Na Índia, o modelo chega aos consumidores com motor 1.2 a gasolina e uma versão 1.4 turbodiesel de 68 cv, comunicada a Ford. O câmbio vem somente na opção manual com 5 marchas, enquanto a lista de itens opcionais contempla freios ABS, airbag frontal duplo, trio elétrico, ar-condicionado, equipamento de áudio e rodas de liga leve.

Por aqui, o modelo pode ser uma alternativa da Ford para substituir o atual Fiesta, uma vez que trazer a nova geração do hatch à venda na Europa pode ser inviável para a filial brasileira. Sua apresentação para o público brasileiro pode acontecer em outubro deste ano, no Salão de São Paulo.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Nova geração Kia Sportage

Lançamento no próximo Salão de Genebra

A Kia divulgou em Seul, nesta terça-feira (3), as primeiras imagens da nova geração do Kia Sportage. O novo SUV da marca sul-coreana, que está com aparência mais moderna e refinada, ficou mais longo, baixo, largo e teve seu entre eixos estendido se comparado com o modelo atual.

Além das dimensões, a empresa confirmou que ele será lançado no Salão de Genebra, em março, e o início das vendas ocorrerá até o fim do ano. É esperado que o SUV conte com uma nova geração de motores da marca. No mercado norte-americano ele deverá utilizar a mesma gama de motores 2.0 e 2.4 em conjunto com um câmbio de 6 marchas. Já no mercado europeu ele deverá contar com os propulsores 1.7 (115 cv) e 2.0 (com 134 cv ou 184 cv), 1.6 (140 cv) e 2.0 (166 cv) a gasolina.

O novo Sportage utilizará a mesma plataforma do ix35 – sucessor do Tucson – e será mais espaçoso para os passageiros, além de contar com mais área para bagagens. A Kia Motors do Brasil confirmou que a novidade será exposta na edição deste ano do Salão de São Paulo, que ocorrerá em outubro, sendo que a importação ao nosso país deverá iniciar logo em seguida.

Fonte: Carro Online

Fotos: Divulgação


continue lendo...

Conceito Volkswagen IN

Criado por equipe de designers brasileiros

Varias vezes já postamos aqui na FuturAuto estudos de conceitos independentes criado por estudantes mundo afora. Mas o modelo que você vê nesta imagem ao lado não é uma renderização ou uma criação de photoshop, mas sim um veículo de verdade criado por um grupo de designers internos da Volkswagen Brasil. Nomeado de Volkswagen IN, o conceito foi criado por Kauré Martins, Rogério Okabe, Guilherme Motta e Wadson Gomes Amorim (ganhadores do “Talento Volkswagen Design 2008”).

O design do modelo é simples, mas muito bem aplicado, possuindo grande influencia do conceito Volkswagen Up!

Os criadores disseram que o modelo foi propriamente criado para possuir um motor 1.0 padrão da Volkswagen, montado em sua parte traseira, sendo que uma versão elétrica plug-in do modelo também está no projeto. Confira algumas imagens logo abaixo:

Fonte: CarScoop

Fotos: Divulgação


continue lendo...